Minha história com os clássicos


Meu gênero literário favorito são os clássicos da literatura estrangeira.

Esse amor pelos clássicos começou na sétima serie. Fui apresentada ao livro "Orgulho e preconceito". Mas era uma edição tão antiga que acabei abandonando por não compreender muito bem o que estava se passando na história.

Mas um dia aluguei o filme (Sim, eu sou da época em que se alugava filmes em locadoras). A adaptação lançada em 2006, me apresentou "Orgulho e preconceito." Da forma como eu não conhecia. Então me apaixonei pela história.

Depois do filme comprei um exemplar de Orgulho e preconceito. Quando conclui essa leitura fiquei com vontade de ler outros livros escritos em outras épocas. Então comecei lendo os seis primeiros livros de Jane Austen. Eu tenho um livro favorito dela e um livro que não gostei tanto. 

A mesma amiga que indicou Orgulho e preconceito, também me indicou Jane Eyre de Charlote Brönte, que livro lindo e que personagem sofrida. E o tipo de livro que amo, cheio de sofrência e com um final feliz. Conheci Agnes Grey de Anne Brönte, só posso dizer que não era fácil ser preceptora naquela época, assim como não é fácil ser professora hoje.  Li os Miseráveis de Victor Hugo, e sem dúvida aquele povo do livro eram mesmo uns miseráveis. 

E nessa busca por novos escritores de outra época e de outro continente, conheci a minha segunda autora favorita Elizabeth Gaskell. Eu amo todos os livros dessa mulher, leitura muito fácil e flui de forma tão natural que é impossível não gostar de Elizabeth Gaskell e dos seus personagens tão humanos. Esposas e filhas é o meu livro favorito dela, logo depois vem Norte e Sul. Por favor, assistam a minissérie da BBC. É linda de mais e os atores são perfeitos juntos.

Eu também li os clássicos brasileiros, são lindos são necessários e também tem o seu valor. Mas a verdade é que os clássicos estrangeiros cativaram meu coração de uma forma que Machado de Assis e Graciliano Ramos nunca conseguiram. 

Eu tenho um outro gênero literário favorito que são os romances de época e os romances históricos. Mas isso é assunto para um outro post.



Credito da imagem: Student reading photo created by pressfoto - www.freepik.com


0 Comentários:

Postar um comentário

My Instagram